• Siga-nos:

Trajetória da Instituição A FAEME/SEVEN



A Faculdade do Meio Norte (FAEME) constitui-se por um conjunto de cursos de graduação, pós-graduação, por programas de extensão e pelo Instituto de Ensino Superior – ISE, funcionando na cidade de Coroatá no estado do Maranhão.
Inicialmente 2002 foi mantida pelo Instituto Educacional Brasileiro (IEB) que, por ser uma Instituição com princípios cristãos, iniciou suas atividades acadêmicas oferecendo cursos de preparação vocacional para interessados na área pastoral e missiologia, como cursos básicos em Teologia e Seminários.
A partir desta trajetória propôs um projeto de maior abrangência na área educacional passando a atuar na Educação Básica: Educação Infantil, ofertado de 1999 até 2002; Ensino Fundamental, ofertado de 1999 até 2002 e Ensino Médio, ofertado de 1999 até 2002.
No ano de 2002 ingressou no mundo da educação superior, tonando-se primeira Instituição de Ensino Superior privado na Região. A opção, naquele momento, foi a oferta do Curso Superior de Filosofia com 200 vagas anuais autorizado por meio da Portaria MEC nº 2072 de 19/07/2002. Posteriormente obteve a autorização para ministrar o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, com 100 vagas anuais por meio da Portaria MEC nº 166 de 11/04/2008.
No ano de 2011 a SOCIEDADE EDUCACIONAL DE COROATÁ & CIA S/S (SEC) adquiriu a FAEME assumindo o compromisso de ampliar a oferta de cursos superiores com excelência acadêmica. Deste modo, passou a atuar no Meio Norte do Brasil, sobretudo no Maranhão, como multiplicadora da educação e promotora da socialização das comunidades dessa Região.
Este processo resultou na transição entre as mantenedoras, sendo que o Ministério da Educação (MEC) deu acesso necessário ao novo mantenedor para que se iniciasse o protocolo de transferência de mantenedoras. Em 2013 por meio do processo de nº 201356211, se consolida a transferência de mantença da FAEME, passando a SEC, a manter a FACULDADE EVANGÉLICA DO MEIO NORTE – FAEME.
No ano de 2015 outra mudança foi necessária. A atual mantenedora a Sociedade Educacional de Coroatá & S/S (SEC) transferiu a instituição para outro mantenedor. Deste modo, outro aditamento em sua Razão Social foi feito. A partir deste ano, a FAEME passou a ser a Sociedade Educacional Seven & S/S, em seu nome fantasia FACULDADE SEVEN.
A Faculdade Seven, manteve a mesma trajetória, tendo como principio o desenvolvimento de uma região com inúmeros desafios. Manteve-se a oferta na Graduação em Filosofia, Técnologo em Processos Gerenciais, Curso Técnicos de Enfermagem, cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de e a oferta de educação básica – ensino fundamental por levar em conta as necessidades da região.
Para dar sequencia a sua história, buscando coerência na sua trajetória acadêmica, a Faculdade Seven obteve aprovação para oferta do curso de Pedagogia e protocolou no MEC a proposta do curso de graduação em enfermagem. Tendo ainda em seu PDI um arrojado projeto que visa ofertar cursos que tenham impacto no desenvolvimento da região e mais do que isto, que possibilite alternativas acadêmicas à população para que seja possível fixar os futuros profissionais na região. Geralmente o que se observa como tendência é uma migração de jovens para os polos educacionais como Teresina e Maranhão e o baixo retorno dos mesmos. Ou seja, esta migração impacta socialmente e economicamente no desenvolvimento local.