INICIAÇÃO CIENTIFICA


De acordo com o seu Regimento, a FAEME incentiva a pesquisa por todos os meios ao seu alcance, principalmente através: do cultivo da atividade científica e do estímulo ao pensar crítico em qualquer atividade didático-pedagógica; da manutenção de serviços de apoio indispensáveis, tais como, biblioteca, documentação e divulgação científica; da formação de pessoal em cursos de pós-graduação; da concessão de bolsas de estudos ou de auxílios para a execução de determinados projetos; da realização de convênios com entidades patrocinadoras de pesquisa; do intercâmbio com instituições científicas; da programação de eventos científicos e participação em congressos, simpósios, seminários e encontros.

É, pois, missão da FAEME desenvolver a pesquisa como função indissociável do ensino e da extensão, como fim de ampliar o acervo de conhecimentos ministrados nos cursos de graduação e nos demais cursos que ministrará.

As atividades de pesquisa são permanentemente estimuladas, especialmente para:
› formação de pessoal docente em cursos de pós-graduação próprios e de outras instituições similares, nacionais ou estrangeiras que se tornarem parceiras;
› concessão de auxílio para projetos específicos;
› realização de convênios com instituições vinculadas à pesquisa;
› divulgação dos resultados das pesquisas realizadas em periódicos institucionais e em outros, nacionais ou estrangeiros;
› concessão de bolsas de trabalho a pesquisadores;
› manutenção de intercâmbio com instituições científicas, buscando incentivar contatos entre pesquisadores e o desenvolvimento de projetos comuns;
› realização de simpósios destinados ao debate de temas científicos;
› implantação de núcleos temáticos de do acervo da biblioteca; e,
› adoção de regime de trabalho especial para pesquisadores.

É priorizada a pesquisa vinculada aos objetivos do ensino e inspirada em dados da realidade regional e nacional, sem detrimento da generalização dos fatos descobertos e de suas interpretações.

Buscando cumprir os objetivos da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade, a FAEME trabalhará em núcleos temáticos e, por meio destes, propiciar:
        › treinamento de técnicas de alto padrão face ao desenvolvimento nacional;
        › criação de condições favoráveis ao trabalho científico;
        › aprimoramento da qualidade do ensino como a elevação do perfil acadêmico dos seus docentes;
        › criação de adequadas condições de trabalho a pesquisadores de diferentes áreas, que integrem o núcleo;
        › integração espaço físico/recursos humano, racionalizando o trabalho e a produção científica;
        › oferecimento de planos integrados de ensino de pós-graduação (lato sensu), em nível de especialização;
        › prestação de serviços à comunidade nas diferentes áreas;
        › promoção de intercâmbio cultural e científico com instituições congêneres, entidades governamentais e órgãos interessados.

Cada Curso tem autonomia para definir suas linhas de pesquisa, considerando as áreas de concentração definidas pelo CNPq e/ou outras de interesse local e/ou regional. As atividades e suas linhas de pesquisa são desenvolvidas dentro de um espírito verdadeiramente científico, crítico e formativo, organizado a partir de uma interrogação sobre a dimensão política, as implicações socioeconômicas e a natureza ideológica de toda e qualquer ordem jurídica. Uma vez definidas as linhas de pesquisa com seus coordenadores e áreas afins, são submetidas à Coordenação de Pesquisa, que possui Regulamento para este fim e esta, ao Conselho Superior.

A formulação das linhas e os projetos deverão ser formatados com os dados da: identificação, cursos envolvidos, justificativa, objetivos, referencial teórico ou fundamentação e bibliografia.

Considera-se que Linha de Pesquisa agrega temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si. A concepção orientadora de Linha de Pesquisa na FAEME é entendida como um campo de estudo disciplinar ou interdisciplinar numa área de conhecimento, numa área temática ou numa área de concentração que desencadeia e agrega pesquisas e disciplinas para produção de conhecimentos e sua aplicabilidade.

A Linha de Pesquisa vincula pesquisadores, seus projetos de pesquisa, pessoal de apoio técnico, discentes, estruturas e metas de desenvolvimento da pesquisa institucional. A consistência de Linha de Pesquisa advém da capacidade de provocar a aderência e o vínculo entre projetos de pesquisa e seus protagonistas e de fomentar questões que se transformam em projetos e estes podem se desenvolver individualmente ou de forma articulada. Considerando-se a vocação institucional, as grandes áreas prioritárias são:

• Educação:
Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas;
• Filosofia:
Filosofia e história da educação;
• Ciências Sociais:
Cultura escrita, linguagens e aprendizagem;
• Saúde e Políticas Públicas;
• Comunicação e Artes;
• o Comunicação e Artes:
Empreendedorismo e Gestão de organizações.

Poderão participar no desenvolvimento de projetos das linhas de pesquisa:
a) Docentes pesquisadores dos cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação, tanto próprios como conveniados, bem como pesquisadores com função técnica administrativa da FAEME. O coordenador do mesmo deverá possuir, pelo menos, título de mestre.
b) Auxiliares de pesquisa: Bolsistas de Iniciação Científica: alunos dos cursos de graduação, regularmente matriculados nas disciplinas, em dia com suas obrigações perante a Instituição e com bom aproveitamento acadêmico; Bolsistas de Aperfeiçoamento Científico: alunos de pós-graduação, regularmente matriculados, em dia com suas obrigações perante a Instituição e com bom aproveitamento acadêmico.